Desafios da Educação

Compete à SEMED em Apuí a gestão da Educação Infantil e o Ensino Fundamental na zona rural e parte da Zona Urbana. Na educação infantil duas creches atendem cerca de 500 alunos. No Ensino Fundamental a prefeitura mantem 5 polos (01 na zona urbana e 04 na zona rural e outras três escolas em comunidades ribeirinhas. No total a prefeitura atende 1488 alunos do Ensino Fundamental.

Nos polos localizados na zona rural as aulas são ministradas  de acordo com um calendário  especial, segundo o qual o aluno permanecem   na escola durante o dia inteiro. Isso permite que as  aulas sejam feitas apenas nos meses de estiagem, sem prejuízo da carga horária prevista.

Um dos grandes desafios do processo educacional é o transporte de alunos. Diariamente os ônibus da Prefeitura percorrem um total de 2.315 km no trajeto de ida e volta até à escola.

Com uma população muito dispersa ao longo das vicinais, nossos ônibus percorrem um trecho muito grande para transportar poucos alunos. Esse fato eleva os custos do transporte por aluno, uma vez que os recursos são distribuídos com base no número de alunos matriculados.

Para atender toda a demanda a Prefeitura adquiriu sete micro-ônibus com recursos próprios e outros dois ônibus através de parceria com o governo do estado.

Fornecer   uma  merenda  escolar de qualidade tem sido um dos objetivos dessa administração. Para isso, a Prefeitura de Apuí de Apuí investe para complementar os recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, arcando com cerca de 53% do valor total da merenda.

Além disso a Prefeitura investe cerca de 30% dos recursos do PNAE com a agricultura familiar, gerando renda para os produtores rurais do município de Apuí.  O projeto Horta na Escola também contribui com a alimentação escolar além de ensinar práticas sustentáveis de produção.