Sistema Integrado de Gestão

Servidores de Apuí participam de treinamento para operação do Sistema Integrado de Gestão. O modelo visa fornecer um serviço público eficiente através da integração da base de dados das contas públicas.

O Sistema pretende reduzir custos, facilitar os processos e dar transparência nas principais atividades públicas: Setor Pessoal, Contabilidade, Setor de Compras, Licitação e Contratos. Todas já em funcionamento. Ainda em fase de implantação, o setor tributário também teve participação no treinamento.

A implantação do Sistema integrado de gestão foi uma exigência do Tribunal de Contas e atende a uma lei federal.  A disponibilização dos dados em tempo real limita significativamente a possibilidade de erros nas prestações de contas.

O treinamento foi realizado durante uma semana, mas para a equipe do setor de arrecadação o treinamento continua por mais uma semana. Um dos objetivos é a organização do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, chamado de eSocial, que unifica o meio de envio de dados e de emissão de guias de contribuição.

A Prefeitura de Apuí ainda trabalha para implantar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Esse serviço deverá substituir as tradicionais notas fiscais impressas e vai simplificar a vida dos prestadores de serviços e gerar créditos para seus clientes (cidadãos e empresas da cidade de Apuí). l Accent