Controle Interno

Os chefes de setores da Prefeitura Municipal de Apuí participaram do 1º Encontro de controle interno e treinamento do sistema integrado de gestão de controle interno – SCIM.

O Sistema de Controle Interno Municipal é um programa de apoio destinado a produzir os relatórios exigidos pelos Tribunais de Contas Estaduais e auxiliar as atividades de fiscalização e orientação da Controladoria Municipal.

O sistema é dividido em cinco opções, contendo três módulos básicos e distintos que permitem: a realização de levantamentos do funcionamento dos diversos setores da administração; o levantamento de dados estatísticos da situação econômico financeira desde a arrecadação municipal até a elaboração dos balanços; a avaliação e auditoria dos demonstrativos de execução contábil e balanços; a avaliação dos programas de planejamento e sua execução.

O sistema foi implantado recentemente e a partir de agora estará disponível para todos os setores da administração. A utilização plena do Sistema de Controle Interno Municipal com as adaptações necessárias e a manutenção constante, constituem em peça fundamental para a realização de gestões responsáveis e transparentes.