Cirurgias de Catarata

Cirurgia de Cataratas – Intervenções cirúrgicas contratadas pela Prefeitura de Apuí devolvem a visão a dezenas de pessoas em Apuí. Durante essa semana foram realizados diversos exames e cerca de 60 pacientes se submeteram a procedimentos cirúrgicos. De acordo a Secretária de Saúde Lexisandra Pascoal (Alexandra), Alguns desses pacientes já estavam completamente cegos e voltaram a enxergar.

O Sr. Hélio Lopes da Silva, aposentado de 80 anos, só enxergava vultos. Após a cirurgia que durou pouco mais de 20 minutos, voltou a enxergar. Feliz com o resultado ele agradeceu à equipe do Dr. João Neto e desejou sucesso e saúde a todos.

De acordo com o Dr. João Neto, a catarata é uma doença que acomete a lente do cristalino, que vai ficando esbranquiçada até a pessoa não enxergar mais nada. A cirurgia para remoção da catarata, seguida do implante de lentes intraoculares, não só possibilita ao paciente voltar a enxergar, como ainda rejuvenesce a visão e aumenta a segurança na locomoção.

A cirurgia de catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando um aparelho que emite ondas de ultrassom (Faco-Emulsificação). Para isso, é realizada uma pequena incisão na córnea para fragmentar e aspirar o cristalino doente. Depois da retirada do cristalino é implantada uma lente intra-ocular que o fará enxergar com maior nitidez. Cada cirurgia custa em média a quantia de R$ 3.500,00.