Transporte Escolar

Nova Frota de ônibus possibilita Transporte Escolar de Qualidade em Apuí – Acordar de madrugada, preparar o café, deixar o filho à beira da estrada e aguardar até o início da noite para que ele volte da escola em um dia normal, talvez seja uma das maiores preocupações para mães que vivem na zona rural de Apuí. As escolas rurais funcionam em período integral durante três a quatro dias por semana, e o caminho até à escola em muitos casos é extenso. Essa é uma realidade difícil, mas que superamos a cada dia.

Entretanto, é imprescindível que o transporte funcione. Quando o transporte escolar está sucateado e as estradas sem condições de tráfego essa rotina muda pra pior. Situações nas quais, depois e esperar o suficiente pelo retorno do filho, o pai ia ao encontro do ônibus de onde resgatava e trazia de volta a criança exausta que cochilava em cima de uma moto até chegar em casa. Não são raros os relatos de crianças que chegaram em casa por volta das 11 horas, meia noite.

Tudo isso foi um grande desafio. No início desse mandato encontramos uma frota em pedaços, com quatro ônibus passivos de recuperação. Não teve jeito. A alternativa foi privatizar o Transporte Escolar durante aquele primeiro ano. Mesmo assim foi um ano difícil.

Após recuperar 04 veículos a frota foi recomposta com 08 micro-ônibus novos adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Apuí e outros dois ônibus seminovos adquiridos pelo governo do Estado. Atualmente a SEMED conta com uma frota de 14 veículos em funcionamento que percorrem um trajeto de 2.315 km diariamente para levar os alunos até à escola e retornar até suas casas.

Graças a esse esforço estamos vivendo tempos normais no transporte escolar. Ainda são muitos quilômetros a serem percorridos diariamente, mas necessários. O que podemos fazer é garantir que as crianças cheguem em casa com segurança, no horário previsto e que essas possam estar todos os dias reunidas com a família durante o jantar.