Sinal de Alerta

Considerando o aumento de casos positivos do Coronavírus no Amazonas, atingindo inclusive municípios da Calha do Rio Madeira e da Rodovia Transamazônica, a Prefeitura de Apuí intensificou o combate à doença. O Decreto 008 de 17 de abril de 2020, da Prefeitura de Apuí proibiu o transporte de passageiros vindos de Novo Aripuanã através da AM 174, visto que por essa rodovia passa o maior número de pessoas vindas de Manaus. As equipes de vigilância em saúde também aumentaram as ações de combate.,

𝕯𝖊𝖘𝖎𝖓𝖋𝖊𝖈çã𝖔 𝖉𝖊 𝐞𝐬𝐩𝐚ç𝐨𝐬 𝖕ú𝖇𝖑𝖎𝖈𝖔𝖘

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Saúde e FVS está realizando diariamente a desinfecção de lugares públicos como rodoviária, feira do produtor, postos de combustíveis, pontos de taxi e moto-taxi e demais estabelecimentos do centro comercial. De acordo com a Secretaria de Saúde, essas ações atendem orientação do Ministério da Saúde, que a cerca de um mês alertou os estados e municípios de que já existe transmissão comunitária do Coronavírus em todo o Território Nacional. Por isso, existe a necessidade de intensificar as medidas de prevenção antes que o vírus se propague de forma descontrolada.

𝕸𝖊𝖉𝖎𝖈𝖆𝖒𝖊𝖓𝖙𝖔𝖘 𝖊 𝖊𝖖𝖚𝖎𝖕𝖆𝖒𝖊𝖓𝖙𝖔𝖘 𝖉𝖊 𝖕𝖗𝖔𝖙𝖊çã𝖔 𝖎𝖓𝖉𝖎𝖛𝖎𝖉𝖚𝖆𝖑

Devido à limitação do transporte intermunicipal e interestadual os medicamentos para a farmácia básica, vacinas e testes rápidos para a detecção do novo Coronavírus e EPIs deverão ser transportados em aeronaves fretadas pelo município. A secretária de Saúde, Lexisandra Pascoal, informou ainda que um lote de Equipamentos de Proteção Individual como mascaras, macação, viseiras, luvas, etc deve chegar ao município nas próximas horas vindos por transporte terrestre. Prefeitura ainda aguarda na fila para adquirir equipamentos hospitalares para o tratamento de possíveis pacientes da Covid 19, mas afirma que existe uma demanda muito grande por esses produtos no mercado nacional e conta com intermediação do Ministério da Saúde fazer as aquisições.

𝕰𝖘𝖙𝖆𝖇𝖊𝖑𝖊𝖈𝖎𝖒𝖊𝖓𝖙𝖔𝖘 𝖇𝖆𝖓𝖈á𝖗𝖎𝖔

A prefeitura também está trabalhando para organizar as filas em estabelecimentos bancários instalando barracas para proteger do sol e da chuva, facilitando o distanciamento entre as pessoas que aguardam do lado de fora da agência. As barracas da Secretaria de agricultura foram montadas com ajuda da Secretaria de Obras e Urbanismo e serão organizadas pela equipe da Secretaria de Saúde.

𝕭𝖆𝖗𝖗𝖊𝖎𝖗𝖆𝖘 𝖘𝖆𝖓𝖎𝖙á𝖗𝖎𝖆𝖘

Equipes da Secretaria de Saúde aumentaram a fiscalização nas entradas da cidade. As barreiras estão controlando a entrada de pessoas no município, investigando sintomas da covid-19 e determinando o isolamento de pessoas durante o período de incubação da doença. O espaço de uma Escola Municipal está sendo organizado para receber os recém chegados durante o período que durar a quarentena.

𝑨𝒍𝒄𝒐𝒐𝒍 70%

Devido à falta de álcool 70% no comércio local, o laboratório de análises clínicas coordenado pela SEMSA está realizando a manipulação do álcool 96% para ser usado na desinfecção de superfícies, produtos e até mesmo as mãos, no caso da ausência do álcool em gel. Para participar do projeto as pessoas devem levar o álcool 96% para que a equipe do laboratório possa fazer a manipulação. A população deve estar ciente, no entanto, que o álcool líquido é altamente inflamável. O produto foi liberado pela ANVISA apenas durante o período que durar o decreto de calamidade pública em função da covid 19.