Primeiro caso

𝐀𝐩𝐮í 𝐭𝐞𝐦 𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐜𝐚𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐟𝐞𝐜çã𝐨 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐂𝐨𝐫𝐨𝐧𝐚𝐯í𝐫𝐮𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐠𝐧𝐨𝐬𝐭𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐯é𝐬 𝐝𝐨 𝐭𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐫á𝐩𝐢𝐝𝐨 – Um homem com 60 anos de idade testou positivo para Covid 19 no município de Apuí. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente que não saiu de Apuí nas últimas semanas, já apresentava os sintomas da doença a cerca de 12 dias. O paciente tem quadro estável de saúde e está em isolamento domiciliar.

A equipe da Secretaria está investigando o histórico de contatos recentes do paciente para tentar descobrir a fonte de contaminação. Mas a suspeita é que já existe a transmissão comunitária da doença no Município. A transmissão comunitária é quando as equipes de saúde não conseguem saber de quem a pessoa contraiu o vírus.

𝐌𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐧𝐬ã𝐨

Diante desse novo fato, as equipes de saúde reforçam a necessidade de intensificar as medidas de prevenção. A principal recomendação é que os grupos de risco permaneçam em casa, e as demais pessoas só devem romper o isolamento nos casos estritamente necessários. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório em vias públicas, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais do município de Apuí. A prefeitura recomenda também a higienização correta das mãos, bem como dos alimentos e superfícies.

As equipes de vigilância montaram barreiras em vários pontos que dão acesso à cidade, mas como existem muitos atalhos e ramais, é possível que algumas pessoas consigam burlar a segurança e adentrar no perímetro do município. Nesses casos, o apoio da população é muito importante para contribuir comunicando as equipes que estão à frente do combate à doença.