Lockdown

𝐏𝐫𝐞𝐟𝐞𝐢𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐮í 𝐝𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚 𝐥𝐨𝐜𝐤𝐝𝐨𝐰𝐧 𝐩𝐨𝐫 15 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝐚𝐩ó𝐬 𝐬𝐮𝐫𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐯𝐢𝐝-𝟏𝟗 𝐚𝐟𝐞𝐭𝐚𝐫 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 – O Prefeito de Apuí, Antônio Roque Longo atendendo à orientação da Secretaria Municipal de Saúde resolveu endurecer as medidas de enfrentamento ao novo coronavirus (Sars-Cov-2).
O Decreto nº 012 editado nessa segunda-feira, 11 de maio estabelece o fechamento de serviços não essenciais e limita a circulação de pessoas em vias públicas. Poderão funcionar apenas farmácias, supermercado e mercearias, padarias, açougues, postos de combustíveis, lojas agropecuárias, borracharias e oficinas mecânicas, serviços notariais e de registro.

A medida determina ainda o recolhimento domiciliar (toque de recolher) a partir das 8:00 horas da noite e limita a circulação de pessoas durante o dia. Só será permitida a movimentação de pessoas no intervalo de 06 da manhã até às 19 horas em casos excepcionais como aquisição de alimentos, compra de medicamentos, emergência policial ou emergência médica.

O decreto proíbe a aglomeração de pessoas em residências, sítios, balneários, igarapés, represas ou açudes. Seja com finalidades recreativas ou religiosas.

O decreto também estabelece a possibilidade de permuta de servidores e extensão de horário de trabalhos mediante pagamento da respectiva contraprestação e a celebração de termos aditivos de contratos temporários. Estabelece ainda a suspensão de férias e licença-prêmio para os servidores municipais.

Quem descumprir o decreto está sujeito a multa e a responder criminalmente pelo ato.

As medidas foram tomadas depois do surgimento e expansão rápida dos casos de covid-19 em Apuí. O vírus, que entrou no município pelo estado do Pará, já teve a presença confirmada em mais de 17 amostras, incluindo três profissionais da saúde.
As medidas são importantes porque a secretaria ainda não sabe como a doença vai se espalhar nos próximos dias. Além dos 17 casos confirmados até agora, mais de 80 pessoas estão em quarentena. Uma nova escola foi disponibilizada e será utilizada para o isolamento dos casos suspeitos e moradores do Município que chegue de touras localidades.

Veja o decreto