CAPS – Nova Sede

𝐄𝐦 𝐛𝐫𝐞𝐯𝐞 𝐨 𝐂𝐀𝐏𝐒 𝐭𝐞𝐫á 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐬𝐞𝐝𝐞 𝐞𝐦 𝐀𝐩𝐮í. – Funcionando atualmente nas dependências do Centro Multiuso, próximo à escola Padre Faliero, o Cento de Atenção Psicossocial é um centro de saúde mental que visa a humanização do tratamento e monitoramento dos casos de distúrbios mentais leves e moderados. O centro Atende ainda crianças vítimas de abuso sexual em situação de vulnerabilidade social. Através da adoção de métodos terapêuticos, o CAPS visa inserir o portador de distúrbios na sociedade, além de oferecer suportes para as famílias.
O novo endereço do CAPS será na Rua Brasil, atrás da escola Gilberto Mestrinho, onde funcionava o laboratório municipal. Parte da estrutura do prédio será aproveita, mas o prédio sofrera uma ampla reforma, para se adequar os espaços e às necessidades do Centro. 𝐓𝐞𝐥𝐡𝐚𝐝𝐨, 𝐟𝐨𝐫𝐫𝐨, 𝐩𝐢𝐬𝐨, 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐩𝐢𝐬𝐨, 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐬, 𝐣𝐚𝐧𝐞𝐥𝐚𝐬, 𝐢𝐧𝐬𝐭𝐚𝐥𝐚çõ𝐞𝐬 𝐞𝐥é𝐭𝐫𝐢𝐜𝐚𝐬, 𝐡𝐢𝐝𝐫á𝐮𝐥𝐢𝐜𝐚𝐬, 𝐞 𝐬𝐚𝐧𝐢𝐭á𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐬𝐞𝐫ã𝐨 𝐬𝐮𝐛𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮í𝐝𝐚𝐬. 𝐎 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐚𝐢𝐧𝐝𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐯ê 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮çã𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐨𝐬𝐬𝐚, 𝐜𝐚𝐢𝐱𝐚𝐬 𝐝’á𝐠𝐮𝐚, 𝐦𝐮𝐫𝐨 𝐞 𝐜𝐚𝐥ç𝐚𝐝𝐚.
Em resumo, teremos uma estrutura completamente modernizada com sala de recepção e espera, sala multiuso, consultório médico, consultório de enfermagem, consultório psicológico e de assistência social, cozinha, área de serviço, banheiros e praça de alimentação e atividades.
De acordo com a Psicóloga Kenia Macedo, responsável pelo CAPS, o centro atende cerca de 1500 pessoas que realizam atividades diversas como costura, crochê e artesanatos em geral, além de atividades lúdicas. Só no ano passado 27 crianças vítimas de abuso sexual foram atendidas no CAPS que conta com a participação de profissionais como médicos, juízes, promotores, defensores públicos e delegados. O atendimento no local evita a exposição das crianças, dando maior segurança para as mesmas e seus familiares.