Usina de Óleos vejetais

0
34

Apuí terá usina de óleos vegetais – O projeto da miniusina, executado pelo IDESAM foi concebido com apio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e é patrocinado pelo Fundo Amazônia.A usina tem capacidade de processar de 02 a 05 toneladas de óleos fixos (gorduras, óleos e manteigas) e 30 a 50 litros de óleos essenciais. O foco da produção da usina é atender principalmente o mercado de insumos para o setor de cosméticos e deve beneficiar óleos de café, buriti, andiroba, copaíba, além de manteigas de cacau e cupuaçu.

Inicialmente a miniusina será administrada pela associação Ouro Verde que está envolvida na produção de café agroflorestal e vai atender também a coumunidade do Guariba. Juntas as associações tem atualmente 61 sócios. Os membros da associação Ouro Verde estão participando de um curso preparatório para operação dos equipamentos que devem entrar em funcionamento assim que a equipe estiver treinada.

A comercialização dos produtores será intermediada pelo Idesam que espera agregar valor ao produto. De acordo com o Instituto o preço inicial de um litro de óleo de café e de R$ 1.600,00, mas esse valor pode aumentar de acordo com a qualidade do produto.

A ação faz parte do projeto Cidades Digitais que é executado pelo Idesam e já conta com usinas funcionando nos municípios de Carauarí, Silves, Lábrea e São Sebastião do Uatumã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui