Estoque de Medicamentos

Desde 2017 a Prefeitura de Apuí tem concentrado esforços para manter em seu estoque todos os medicamentos constantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. Além das farmácias com medicamentos nas 06 unidades básicas de saúde instaladas no Município, contamos com uma farmácia central com uma reserva de medicamentos usados no tratamento de doenças gerais, medicamentos usados de órgãos e sistemas orgânicos e medicamentos, testes rápidos e EPIs usados no combate à covid -19. São seis prateleiras grandes repletas de medicamentos, dois armários e um refrigerador, além de dezenas de caixas num amplo depósito.

𝐌𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐮𝐬𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐌𝐚𝐧𝐢𝐟𝐞𝐬𝐭𝐚çõ𝐞𝐬 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚𝐬

Para o tratamento de doenças gerais a farmácia conta com estoques suficientes de anestésicos e adjuvantes; analgésicos, antipiréticos e medicamentos para o alívio da enxaqueca; antiinflamatórios e medicamentos utilizados no tratamento da gota; antialérgicos e medicamentos usados em anafilaxia; antiinfectantes; medicamentos utilizados no manejo das neoplasias; imunossupressores e imunoterápicos; medicamentos e antídotos usados em intoxicações exógenas como picada de animais venenosos; soluções intravenosas para reposição hidreletrolítica e correção do equilíbrio ácido-básico; agentes empregados em nutrição parenteral; substâncias minerais e vitaminas.

𝐌𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐮𝐬𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐦 𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚𝐬 𝐝𝐞 Ó𝐫𝐠ã𝐨𝐬 𝐞 𝐒𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚𝐬 𝐎𝐫𝐠â𝐧𝐢𝐜𝐨𝐬

Para o tratamento de doenças de órgãos e sistemas orgânicos a farmácia conta com provisões de medicamentos que atuam sobre o sistema nervoso central e periférico; medicamentos que atuam sobre o sistema cardiovascular e renal; medicamentos que atuam sobre o sangue; medicamentos que atuam sobre o sistema digestório; medicamentos que atuam sobre o sistema respiratório; medicamentos que atuam sobre os sistemas endócrino e reprodutor; medicamentos utilizados no tratamento/prevenção da osteoporose; medicamentos tópicos usados em pele, mucosas e fâneros; medicamentos tópicos usados no sistema ocular.

𝐌𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐄𝐏𝐈𝐒 𝐮𝐬𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐛𝐚𝐭𝐞 à 𝐂𝐨𝐯𝐢𝐝 – 𝟏𝟗

No combate à covid – 19, colocado à disposição dos médicos os principais medicamentos listados pelo protocolo do ministério da saúde. Para atender à demanda a farmácia tem em seu estoque medicamentos como corticoides, antipiréticos, analgésicos, antibióticos, antiinflamatórios e imunossupressores entre outros.

Mas o município dispõe em estoque de uma grande quantidade de equipamentos de proteção individual como touca, luvas cirúrgicas, máscaras hospitalares e as respiradoras N-95, aventais descartáveis, Macacões para proteção, óculos e proteção facial. A Prefeitura ainda tem estoque suficiente de álcool em gel 70% para atender toda a demanda das equipes de saúde.