Investimentos em saúde

Enfrentamento à covid – 19 em Apuí inclui a ampliação do hospital Eduardo Braga com a construção e implantação de 4 leitos de Unidades de Cuidados Intensivo (UCI), aquisição de equipamentos hospitalares, equipamentos de proteção, insumos, medicamentos, testes rápidos, fretamento de aeronaves, contratação de profissionais para linha de frente de combate e abono salarial para servidores da saúde, entre outras ações. A maior parte dos recursos disponíveis são do Governo Federal e foram destinados através de emendas parlamentares somando um total de R$ 2.042.238,00 que devem ser gasto na área da saúde nos próximos meses.

De acordo com o prefeito as indicações de emendas foram feitas por parlamentares que mantêm vínculos com o município de Apuí e que acreditam na gestão responsável dos gastos no combate à pandemia do novo coronavírus, escolhendo, por isso, o Município como prioritário para receber os recursos. Embora o combate à covid – 19 seja prioridade, a prefeitura poderá investir parte dos recursos no tratamento de outras doenças.

Além dos recursos de emendas parlamentares o Município ainda recebeu, desde o início da pandemia, repasses do Governo Federal totalizando R$ 686.858,97 e R$ 242.238,00 do Governo do Estado. Apuí possui, atualmente, um estoque suficiente de medicamentos e insumos, e saldo financeiro disponível para realizar as compras planejadas de acordo com as necessidades.

O projeto que concede abono salarial para os servidores da saúde está na Câmara Municipal de Apuí aguardando apreciação. A ampliação do hospital para implantação dos leitos de UCI está em fase de licitação.  Os equipamentos para implantação das Unidades de Cuidados Intensivos também serão adquiridos com recursos de emendas parlamentares. Todas as receitas e despesas do município de Apuí, incluindo os gastos com a pandemia do novo coronavírus, podem ser acessado através do portal da transparência municipal através do endereço https://transparenciamunicipalaam.org.br/p/apui/

Apuí tem hoje, 07 casos ativos do novo coronavírus e não possui nenhum paciente internado. Desde o início da pandemia o município registrou 102 casos, dos quais 95 já foram recuperados sem registro de morte pela doença.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o sucesso no enfrentamento à Covid – 19 se deve à política de monitoramento, testagem, tratamento dos sintomas e isolamento dos casos confirmados e casos suspeitos.