Decreto Nº 40 Covid-19

Prefeitura endurece medidas de isolamento para tentar frear escalada do Coronavírus em Apuí – A decisão ocorreu após o aumento repentino do número de casos de Covid em Apuí somando um total de 63 três casos ativos. Das 05 (cinco) mortes registradas até agora, 02 (duas) foram registradas num intervalo de cinco dias. A previsão da secretaria municipal de saúde é que os casos continuem aumentando, caso nenhuma medida seja tomada com urgência.

Diante da situação preocupante e do apelo de parte da população por medidas de prevenção o grupo de combate à crise, liderado pelo prefeito em exercício Marcos Antônio Lise se reuniu para deliberar sobre as medidas de urgências a serem tomadas. As decisões publicadas hoje através do decreto Nº 40, de 16 de dezembro de 2020 visam a proibição das festas de final de anos que estavam sendo programadas no município de Apuí, fixa normas pra o transporte de passageiros e estabelece novas regras sobre o funcionamento de diversos serviços.

Sendo assim fica proibida a realização de eventos que impliquem em aglomeração de pessoas, em especial as festas de confraternização de final de ano, natal e réveillon, em casa de shows e eventos, sítios, balneários, rios, igarapés, represas ou açudes. O decreto estabelece o horário para fechamento de bares, lanchonetes, sorveteria que deverão funcionar somente até às 00:00hs com lotação máxima de 50%. As empresas de transporte de passageiros também deverão trafegar com metade da lotação.

O decreto ainda reforça a necessidade do uso de máscaras em locais públicos e a disponibilidade de álcool gel e higienizadores de mãos em estabelecimentos como supermercados, igrejas, ônibus, etc. O decreto ainda prevê o fechamento por 24 horas dos estabelecimentos que descumprirem a decisão e 48 horas por reincidência.