Cerimônia de Posse

Tomaram posse na manhã desse dessa sexta-feira, 1º de janeiro em Apuí, o Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores eleitos no pleito de 2020. A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara Municipal com a presença de apenas um convidado de cada candidato eleito que compareceu no ato da posse. A restrição ocorreu devido ao aumento repentino dos casos de contaminação e morte pela Covid 19 em Apuí. Ausente da solenidade em razão de problemas de saúde, o vice-prefeito Ocimar Moreira foi empossado de forma remota, através de chamada de vídeo feita por um aplicativo de celular. Os 11 vereadores empossados registraram apenas uma chapa para concorrer presidência da Câmara e por unanimidade Jonas Castro Neves foi eleito presidente e Juvenal Belo da Hora, vice-presidente.

No discurso de posse o prefeito Marcos Lise enfatizou a boa relação que possui com parlamentares do Amazonas com os quais negocia a libertação através de emendas parlamentares um total de 14 milhões de reais para recuperação de vicinais, 10 milhões para asfaltar um trecho de aproximadamente 12 km compreendido entre a ponte do Rio Juma até o aeroporto, uma quadra coberta no campo peladão, localizado na vila rica além de 06 tratores traçados para a agricultura. O Prefeito ainda ressaltou que terá apoio do governo do Estado para a pavimentação das ruas do município, a ampliação do abastecimento de água e a conclusão do prédio da Universidade do Estado do Amazonas em Apuí.

Marcos Antônio Lise ingressou na vida pública aos 16 anos como servidor público municipal. Aos 21 foi eleito para o primeiro mandato de vereador e aos 22 anos foi eleito presidente da Câmara pela primeira vez, cargo que voltou a ocupar em outros dois mandatos de vereador. Marcos foi secretário de obras por 08 anos, chefe do escritório local do IDAM e vice-prefeito de Apuí.  Ele   foi eleito no pleito de 2020 com 4.374 votos (59,04% do total). Além disso viu seu partido, o PSC, eleger a maior bancada na câmara com 5 vereadores.