Combate à Covid

Profissionais da Saúde e da Assistência Social terão mais duas caminhonetes com tração 4×4 para dar assistência para pessoas em isolamento em função da pandemia – Atualmente 131 pessoas cumprem isolamento obrigatório. O veículos, modelo Toro (Fiat) no valor de R$ 145.600,60 cada foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Apuí, do Fundo Nacional de Assistência Social e do Fundo Estadual de Saúde.

Nas últimas semanas os casos de covid 19 ativos no município de Apuí tem se estabilizado em torno de 100 pessoas. De um modo geral o tratamento é feito em casa, mas com acompanhamento. Um número pequeno (entre 0 a 6%) Necessitam de internação. Mas o tratamento em casa, requer isolamento e acompanhamento diário das equipes de saúde, tanto na cidade quanto nos espaços rurais. Isso demanda um investimento muito grande em logística de transporte para os profissionais de saúde.

Além do mais pandemia tem causado transtornos não apenas para as pessoas doentes, mas para todas as pessoas do grupo de risco que precisam se isolar preventivamente. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social criou um plano de ação para enfrentar o cenário de desalento provocado pela pandemia da covid-19. O programa leva até essas pessoas em situação de isolamento, o atendimento de diversos profissionais como assistentes social, psicólogos, pedagogos e educador físico. O serviço é destinado às famílias atendidas por programas como o PAIF e SCFV, pessoas idosas, deficientes e acamadas na cidade e no campo.