Decreto 001 – Covid-19

Novo decreto da Prefeitura de Apuí endurece regras de isolamento para combater o avanço da Covid-19 no Município. A deicisão foi tomada depois de uma reunião convocada pela Secretária Lexisandra Pascoal que informou sobre a possibilidade de colápso no sistema de saúde de Apuí. Participaram da reunião, o Prefeito e assessores, Presidente da Câmara, demais vereadores e representantes da segurança pública. Todos manifestaram preocupação com a rápida expansão dos casos de Covid – 19 em Apuí.

Entre as medidas públcadas através do Decreto 001 de 21 de janeiro de 2021 estão a proibiçao, por 15 dias, do funcionamento de bares, lanchonetes, lojas de conveniecias, restaurantes e outros estabelecimentos afins (exceto para entrega). O decreto ainda proíbe pelo mesmo período a realização de Missas, Cultos e qualquer outro evento religioso que implique em aglomeração de pessoas. também está suspensa, pelo período de 15 dias, a realização de eventos esportivos, festas e outros eventos em casa de shows, sítios, balneários, rios, igarapés, represas ou açudes de comunidades rurais.

O Decreto 001 ainda suspende, por igual período, o funcionamento do transporte coletivo de passageiros intermunicipal, interestadual e da zona ruaral ficando proibido o embarque e desembarque de passageiros no terminal rodoviário.

O documento ainda estabelece medidas sanitárias para o funcionamento dos serviços essenciais como uso de máscaras, higienização dos ambientes, disponibilização de alcool em gel, distanciamento, entre outras medidas sanitárias