Flexibilização

Decreto da Prefeitura de Apuí estabelece regras para flexibilização das medidas de combate à Covid 19 – Depois de se reunir com representantes de igrejas cristãs, empresas de transporte de passageiros e forças de segurança, a Prefeitura de Apuí decidiu as novas regras de prevenção à Covid -19.  De acordo com o Decreto 006, de 12 Fevereiro de 2021 as igrejas deverão voltar a funcionar com lotação máxima de 30% enquanto que as empresas de transporte de passageiros deverão funcionar com metade da capacidade. Restaurantes e lanchonetes voltam a funcionar apenas para entrega.

O decreto passa a vigorar a partir do dia 14/02/2021 e mantém algumas das determinações do decreto anterior tais como a proibição de realização de eventos esportivos, festas e outros eventos em casa de shows, sítios, balneários, rios, igarapés, represas ou açudes de comunidades rurais.

As polícias Civil e Militar vão contribuir com a vigilância sanitária parar fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias determinadas através do decreto. O transporte clandestino de passageiros também é prioridade no combate à proliferação do novo Coronavírus.

A flexibilização se tornou possível após redução pela metade da taxa de contágio. O número de casos ativos que já foi superior a 180 foi reduzido para 68.  O município registrou até o momento.

Quanto à campanha de vacinação contra a Covid – 19 a Secretaria Municipal de Saúde informou que 408 pessoas (2,04% da população) já receberam a primeira dose da vacina.  Foram vacinados pessoas com 70 anos ou mais e profissionais de saúde. Todas essas pessoas já tem a segunda dose garantida.