Resíduos sólidos

Comissão discute a elaboração e implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Município de Apuí. O grupo de trabalho que estuda as medidas necessárias para coleta e destinação dos resíduos conta com a participação de representante de todas as secretarias.

O plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos deverá deve contemplar ações específicas a serem desenvolvidas no âmbito dos órgãos da administração pública, com vistas à utilização racional dos recursos ambientais, ao combate a todas as formas de desperdício e à minimização da geração de resíduos sólidos.

A primeira reunião foi realizada na quinta-feira passada com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no Município, contendo a origem, o volume, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final adotadas.

Durante a reunião o representante da Secretaria de Obras das ações que estão sendo implementadas para melhorar a regularidade na coleta do lixo, incluindo a aquisição de um novo caminhão para realização da coleta e investimento no quadro de servidores que atuam coleta e transporte do lixo.

O grupo também debateu a necessidade de adoção de procedimentos operacionais e especificações mínimas a serem adotados nos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos

A próxima reunião, agendada para 11 de março deverá discutir a situação atual do destino do lixo e as propostas de implantação do aterro sanitário.