Decreto nº 15

Em razão da alta taxa de contaminação, hospitalização e nº de óbitos pela Covid -19, a Prefeitura de Apuí estabeleceu, através do DECRETO Nº 15 DE 01 DE ABRIL DE 2021, novas medidas de prevenção, afim de reduzir a proliferação da doença. Entre as medidas adotadas estão o toque de recolher de 20:00 da noite às 06:00 horas da manhã, a proibição do funcionamento de bares, casas noturnas, academias e outros espaços recreativos e desportivos. Igrejas, lanchonetes e restaurantes podem funcionar com 30% da capacidade, desde que não descumpram o estabelecido sobre o toque de recolher e outras medidas sanitárias.

O decreto ainda reforça a necessidade de medidas de distanciamento social, uso de máscaras em espaços públicos e higienização adequada das mãos e superfícies. A multa pelo descumprimento das medidas pode chegar a R$ 2.000,00.

A decisão foi tomada pelo Prefeito Marcos Antônio Lise, com apoio da Câmara Municipal, após ouvir as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde que relatou superlotação dos espaços destinados a tratamento de pacientes de Covid-19 que em boa parte do tempo permanece com 100% de ocupação. O Prefeito também se reuniu diversas lideranças locais para discutir as medidas de prevenção a serem adotadas.