Investimento Público

Em Apuí, Silas Câmara anuncia destinação de emendas parlamentares na ordem de 6 milhões de reais e inaugura sistema de água potável em comunidades ribeirinhas – O Deputado Federal Silas Câmara esteve, nesse final de semana, no Sul do Amazonas onde chegou sexta-feira no início da noite com agenda no plenário da Câmara Municipal de Apuí para conversar com autoridades locais e falar das suas emendas parlamentares destinadas ao Município. Participaram do evento, além do Prefeito Marcos Antônio Lise, a Secretária Municipal de Saúde Lexisandra Pascoal, o Superintende da Funasa no Amazonas Wenderson Monteiro, o presidente da Câmara, Jonas Castro, seis vereadores e outros 4 secretários municipais.

Entre as medidas apresentadas, Silas citou a liberação através do FNDE, a construção de uma quadra de esportes no valor de R$ 902.000,00 (novecentos e dois mil reais), uma creche tipo A orçada em R$ 3.258.000,00 (três milhões, duzentos e 58 mil reais), 500 mil reais de custeio para combate à segunda onda da pandemia do novo Coronavírus, R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para a construção do Centro de Referências de Assistência Social – Cras e mais R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para um programa de melhorias sanitárias da Fundação Nacional de Saúde.  O Deputado disse ainda que depende da sansão, pelo Presidente Jair Bolsonaro, do orçamento da União, aprovado na Câmara dos Deputados, para liberação de recursos para a implantação em Apuí do Programa Brasil em Campo (mini vila olímpica) para beneficiar desde a criança até à pessoa de melhor idade. O espaço será equipado com quadra de areia, quadra de esporte em concreto, campo de futebol, pista para cooper, academia ao ar livre completa, equipamentos para paraolimpíada e um mini anfiteatro.

ÁGUA POTÁVEL

No sábado pela manhã, antes de seguir para o Distrito de Matupi, o Deputado esteve com o Prefeito Marcos Lise e o Superintendente da Funasa na comunidade do Matamatá, onde inaugurou duas unidades do programa SALTA Z – Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água por Zeólita, da Fundação Nacional de Saúde. O SALTA-Z utiliza processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, e fazendo uso de filtro e dosadores de características artesanais. Adicionalmente, é de fácil aplicação, instalação e apropriação pelo município e comunidades, com potencial transformador social e ambiental. Há eficácia na produção de água potável e, portanto, com resultados compatíveis com as exigências do Ministério da Saúde.

Prefeito Marcos Lise conversou com moradores do Matamatá e disse que está tentando resolver os entraves legais que impendem o Município de Apuí em investir na comunidade, uma vez que esta está estabelecida no município de Novo Aripuanã. O Prefeito disse que o Município já dispõe de recursos para construção de uma Unidade Básica de Saúde no local, mas que, por enquanto, deveria ser margem apuiense do Rio Aripuanã. Disse ainda que vai conversar com o prefeito de Novo Aripuanã sobre a possibilidade de atender um pleito antigo da comunidade que é o deslocamento da divisa entre os dois municípios para que eles possam ser atendidos pelo Município de Apuí.